Energia Física
Dentro deste tipo de energia estão a forças físicas ao nosso redor, como a energia hidráulica, a energia mecânica(qualquer tipo de esforço para movimentar ou erguer um objeto). Dentro desta está também a energia cinética e dinâmica dos corpos.
Energia Química
Aquí se encontram a energia da combustão, a energia de células fotoelétricas e fotovoltaicas, as energias oriundas das reações químicas.
Energia Elétrica
Energia representada pela movimentação de elétrons devido a presença de um campo elétrico. Este campo elétrico pode ter sido gerado pela presença de um campo magnético.
Energia Atômica
Esta é a energia oriunda da divisão do átomo. Ela pode se dar de forma extremamente intensa e pontual (em uma bomba atómica), ou de forma controlada, em usinas termoelétricas nucleares.
A Conversão Entre Energias
Vamos analisar o seguinte fato: em uma hidrelétrica, devido à força da gravidade e a diferença de altura no caminho de um rio gera a energia potencial para suas águas. Estas águas se movem e portanto tem energia cinética e dinâmica. Estar energias compostas se transformam em energia mecânica que movimentam uma turbina. Esta turbina movimenta um eixo que movimenta um dinamo (até agora só falamos de energias mecânicas). Ao ser movimentado, o dinamo gera um campo magnético que gera um campo elétrico que a movimentação de elétrons e assim temos a energia elétrica.
Em uma termoelétrica nuclear a divisão do urânio gera calor que aquece uma caldeira que gera vapor, vapor este que passa por turbinas a vapor. Recapitulando, energia atômica se transformando em energia física (calor) que se transforma em mecânica (vapor movimentando a turbina). Da turbina segue o mesmo caminho da hidrelétrica, ou seja, dinamo e energia elétrica.
Em um trem, temos um motor a diesel, que pela combustão (energia química) movimenta um eixo que movimenta um dinamo que gera energia elétrica, que é transportada para motores elétricos nas rodas, onde nestes motores a energia elétrica é transformada em energia mecânica (para movimentação das rodas).
Toda transformação de um tipo de energia para outro geram perdas irreversíveis. O percetual destas perdas é representado pela Inergia ou Exergia. O estudo desta começa a ficar cada vez mais importante, pois é uma excelente ferramenta para o uso mais eficiente das diversas formas de energia. Por exemplo: temos dois caminhos para chegar no mesmo lugar, o primeiro utiliza a combustão do gás natural, com uma eficiência de 50% para gerar eletricidade e depois esta eletricidade é utilizada para gerar calor com uma eficiência de 90%, onde neste caminho temos uma eficiência global de 45%. O outro caminho é utilizar o mesmo gás natural e levá-lo até o local onde é necessário gerar calor, queimá-lo e gerar este calor necessário, com uma eficiência de 70%. O segundo caminho é direto e portanto a eficiência global é de 70% contra os 45% do primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário