Dynamo é uma palavra usada para significar simplesmente um gerador elétrico, mas hoje um dínamo se refere a um gerador que produz corrente contínua (DC), utilizando um comutador, um interruptor elétrico que gera eletricidade a partir da força de uma haste de giro. Como qualquer outro gerador, a propósito de um dínamo é a produção de electricidade a partir de energia mecânica. A fonte de energia mecânica poderia ser uma barragem, moinho de vento, ou uma usina de carvão ou petróleo de queima, sendo a última mais comum. Dynamos foram rapidamente substituídos por outros geradores elétricos por causa das vantagens da corrente alternada (CA), as ineficiências do comutador, e métodos de estado sólido para converter AC em DC.
Um dínamo é um dos mais antigos e mais simples geradores eléctricos, o primeiro usado para gerar energia para a indústria. O famoso inventor Thomas Edison acreditava que o futuro de energia elétrica seria baseada em Washington DC, impulsionada pelo Dínamo, mas descobriu-se que o seu rival excêntrico, Nikola Tesla, foi correta e que a eletricidade seria baseado AC DC ao invés de, efetivamente condenando o dínamo para demonstrações em aulas de ciência da High School.
O dínamo é fundamentalmente baseado na lei da indução de Faraday, que afirma: "A força eletromagnético induzido ou EMF em qualquer circuito fechado é igual ao tempo taxa de variação do fluxo magnético que liga o circuito." Basicamente, isto significa uma corrente em um circuito fechado pode ser induzida quando a força mecânica é aplicada contra o campo magnético que liga o circuito, como em um gerador, ou vice-versa, como em um motor. O primeiro dínamo que foi baseado na lei de Faraday foi construído em 1832 pelo fabricante de instrumentos francês, Hippolyte Pixii.
O dínamo conduziu os primeiros passos no uso de eletricidade na indústria. Maiores e maiores dínamos foram construídas, ligadas em série. O dínamo não foi apenas o primeiro gerador elétrico comercialmente úteis, mas também um dos motores do primeiro, que foi descoberto por acidente. Hoje, o dínamo é principalmente lembrado como um dispositivo simples, que mais complexo, mais tarde, dispositivos elétricos foram baseadas, tais como o motor elétrico, o alternador de corrente alternada e conversor rotativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário